Escrito por 17:22 Cotidiano Vocacional, Notícias 2020

É tempo de reinventar-se

Neste ano atípico, devido ao contexto de pandemia, foi necessário se reinventar e traçar estratégias inovadoras nas atividades e iniciativas da Animação Vocacional. Uma delas, foram os formatos dos Encontros Vocacionais, passando de presenciais para a modalidade digital.

Durante este período, foi possível perceber que o ambiente virtual das redes sociais é também um grande espaço vocacional, um ambiente de proximidade, de conexões e, que a internet vem sendo a principal ferramenta para acompanhar os jovens que estão realizando seu processo de discernimento vocacional, mesmo que alguns elementos como a convivência e presença física e fraterna sejam exclusivamente do formato presencial.

“Diante da necessidade de distanciamento social, passamos a realizar nossos encontros vocacionais no formato virtual. Isso nos permitiu conhecer um pouco mais da realidade dos vocacionados que acompanhamos, pois percebermos que nem todos têm acesso às tecnologias e ao mundo virtual. Esta nova realidade também nos levou a buscar novas formas de relação com os jovens. Uma vez que não podemos nos reunir fisicamente, somos desafiados a nos aproximar uns dos outros a partir da nossa interioridade”, afirma o animador vocacional do Centro Vocacional Marista de Bom Princípio (RS), Diego Artur Wüst.

Irmão Francisco Arnold, que também é animador vocacional do Centro Vocacional Marista de Bom Princípio (RS), afirma que “fazer encontros virtuais com nossos vocacionados é proporcionar aos jovens que estão pensando sua vocação, e a nós mesmos, um encontro com o Cristo que está em cada pessoa: mesmo através dos filtros de uma câmera,  através de ferramentas para vídeo chamadas, poder ver o brilho no olhar do outro e poder transmitir lhe uma mensagem,  ou simplesmente ouvir o que eles têm a dizer,  ajuda a dar um sentido ao momento que eles e nós  estamos vivendo”.

Encontro Vocacional Marista

No dia 7 de novembro, foi realizado o Encontro Vocacional Marista da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, através da plataforma Zoom.

O painel principal do encontro foi o testemunho da missão desempenhada pelo Irmão Noviço Donavan Machado, que contou sobre seu processo vocacional, desde os primeiros contatos com os Irmãos até a etapa em que se encontra, dentro da formação marista, que é no Noviciado Interprovincial da Região América Sul, localizado na cidade de Cochabamba, na Bolívia.

Além disso, outros destaques foram os momentos do encontro protagonizados e conduzidos pelos vocacionados, onde eles colocaram seus dons e talentos a serviço, através da música, deixando o encontro bem animado e descontraído. Participaram do encontro cerca de 25 pessoas, entre vocacionados, formandos, Irmãos e Leigos Maristas, além dos familiares do Irmão Donavan.

Para o vocacionado Bruno Fraga, a tecnologia foi uma grande aliada durante esse ano e fez com que as distâncias físicas fossem superadas. “Participar dos encontros vocacionais online, sem dúvida, oportunizou uma experiência diferenciada, mas não menos importante e proveitosa. Nesses momentos, conseguimos refletir mais sobre a vocação e, as distâncias físicas que foram superadas pela tecnologia, nos possibilitaram escutar diversas pessoas dos mais variados lugares do Brasil e até mesmo, de outros países. São experiências significativas que auxiliam não só no discernimento vocacional, mas na própria formação para a vida”, avalia.

(Visited 8 times, 1 visits today)
Fechar