Quem somos

#serirmãomarista faz parte de uma grande campanha de animação vocacional. O objetivo é ajudar o jovem a fazer seu projeto de vida, considerando a possibilidade de ser Irmão Marista, seguindo Jesus Cristo do jeito de Champagnat. É uma nova e inovadora forma de se relacionar com Deus e com o outro de forma simples, mas com profundidade.

Saiba um pouco mais através das perguntas que seguem:

Quem é o Irmão Marista?

O Irmão é um homem que, inspirado por São Marcelino Champagnat (Fundador do Instituto Marista) e por escolha pessoal, é apaixonado pelo Reino de Deus e pelas crianças e jovens – com carinho especial aos mais necessitados – aos quais dedica sua vida e missão. Por isso, assume o compromisso de estar lá onde os eles estão, caminhar junto deles, estender-lhes a mão, ensinar e aprender diferentes maneiras de tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Por Marista entende-se ser do jeito de Maria, a Mãe de Jesus: simples, presente e ativa. Atualmente, são mais de 3.000 Irmãos pelo mundo, espalhados em 84 países dos cinco continentes. Partilham sua tarefa de maneira direta com mais de 40.000 colaboradores e leigos e atendem perto de 500.000 crianças e jovens.

O Irmão Marista é padre?

O Irmão Marista não é padre, não ministra sacramentos, não é pastor, não é casado e não é solitário. Sua opção é pela vida em pequenas comunidades espalhadas pelo mundo. Ele é católico e leigo consagrado, assumindo como regra de vida três compromissos: pobreza, obediência e castidade, chamados conselhos evangélicos. Animado pela espiritualidade apostólica marista (EAM), reconhece a distância existente entre o sonho e a realidade, solidarizando-se com os pobres e suas causas e para isso, pode se inserir na periferia e nos lugares de fronteira. 

Quais as etapas de formação de um Irmão Marista?

Em geral, o Irmão realiza uma preparação de aproximadamente 7 anos. Recebe formação humana, cristã, filosófica e teológica e atua prioritariamente na educação e na pastoral, sempre em locais onde há crianças e jovens. Posteriormente e com formação mais adequada ao seu jeito de ser e às necessidades do Instituto Marista: educação, filosofia, teologia, psicologia, serviço social, administração, comunicação etc.

A vida de um Irmão Marista é normal?

Sim. Ele habita uma casa, vive em comunidade, trabalha numa específica área de atuação, desenvolve sua vida espiritual, tem momentos de lazer. Busca integrar-se às necessidades e novidades do mundo e desenvolver seus talentos em benefício do outro.

Em que áreas os Irmãos podem atuar?

Depende muito das necessidades locais. Em geral, atuam nas áreas de evangelização, pastoral e docência, mas também no serviço da administração, da gestão, em colégios, centros sociais, universidade, comunicação, saúde, centros de formação, animação vocacional, acompanhamento de jovens, entre outras.

De que maneira os Irmãos contribuem para a efetividade da Missão Marista?

O Irmão é um educador e evangelizador entre as crianças, jovens. Em conjunto com colaboradores e Leigos que partilham do carisma marista, anunciam a Boa Nova de Cristo, educando, defendendo e promovendo os direitos das infâncias e juventudes.

Mais sobre a Campanha #serirmãomarista

A campanha #serirmãomarista tem como objetivo contar um pouco mais sobre a vida dos Irmãos e a realização de sua missão. Utiliza-se a hashtag (“jogo da velha”) como um símbolo de promoção, divulgação e compartilhamento desta vocação.

(Visited 349 times, 1 visits today)

Comentários estão fechados.

Fechar